jornalismo independente vinhetando

jornalismo independente vinhetando

sábado, 9 de novembro de 2013

GREVE DE FOME PELA ANISTIA DOS PRESOS POLÍTICOS


Por Repórter de Campo Frida da Silva

Foto por Tomás Camargo - Voz das Ruas
Amordaçado, acorrentado, preso, indignado, revoltado. Assim se sentiu A., 25 anos, diante da continuidade das prisões dos manifestantes Baiano e Rafael, ambos vítimas da arbitrariedade da polícia e da inércia da Justiça. Desesperado por chamar a atenção das autoridades para os casos dos dois presos políticos, A. e um amigo, A2, de 28 anos, resolveram doar seus corpos à luta pela anistia dos presos e entraram em greve de fome. Com as mãos algemadas e presas a postes, na Cinelândia, os dois jovens deixaram de comer, às 16 horas de quinta-feira, e acorrentaram-se em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde participaram do movimento Ocupa Câmara, por mais de dois meses.
Na madrugada de quinta-feira, integrantes do Ocupa haviam reinstalado duas barracas em frente à Casa Legislativa, num movimento de reocupação que terminou com uma ação violenta da Guarda Municipal e a detenção de duas pessoas, dentre elas, A.. Liberado da delegacia, A. voltou às escadarias da Câmara – onde permanecem integrantes do Ocupa – e decidiu radicalizar na forma de protesto, entrando em jejum, junto com seu companheiro de militância.
"Eu tô aqui acorrentado, algemado, em greve de fome, porque estou exigindo que os presos políticos sejam anistiados. Legalmente, não tem como mantê-los presos (...) A gente não estava se sentindo livre para se manifestar aqui na Câmara. Na falta de uma pressão, achei que o caso do Baiano e do Rafael estava ficando no esquecimento. Tô indignado com essa situação e com a injustiça que fizeram com o Baiano", explicou A. – inicial esta que remete a Amarildo, pois ambos os ativistas identificaram-se como sendo Amarildos.
Às 16h desta sexta-feira, quando se completaram as primeiras 24 horas da greve de fome, diversas pessoas deram as mãos e fizeram um cordão de solidariedade, na largura da fachada da Câmara, conectando os dois jovens acorrentados e chamando a atenção de quem passava pelo local. Ao longo de todo o dia, os dois ativistas receberam o apoio de amigos, outros manifestantes, mídia-ativistas e cidadãos que passavam pela Cinelândia e se interessavam em compreender o protesto. Cartazes foram pintados e água e soro fisiológico foram doados.
Apesar de dizerem que sentiam-se bem fisicamente, aos poucos, os rostos de A. e A2 transpareciam cansaço, em um dia de sol e calor no Centro. Conhecidos lhes serviam pequenas doses de soro, entre conversas e entrevistas a mídias independentes. Mais cedo, ambos foram revistados pela PM, que chegou a indagar se A. estava armado. Segundo os ativistas, a Guarda Municipal não permitiu que eles dormissem durante o dia, nem armassem nenhum tipo de barraca ou guarda-sol para proteção.
"Vou continuar aqui até chegar no meu limite ou até eles saírem da prisão", declarou A2, estudante de engenharia civil. Ao receber o apoio de mídia-ativistas, comentou: "É mais importante esse apoio dos movimentos sociais do que o que a gente está fazendo aqui".
Um dos momentos mais emocionantes da tarde de protesto foi a leitura de um poema escrito por um militante de 64 anos, que revelou ter feito greve de fome, em 1978, quando fazia parte do DCE da UFF e teve diversos de seus companheiros de luta presos. "Escrevi esse poema de madrugada, para vocês", explicou o senhor, autor do "Black Poema" e manifestante presente nos protestos recentes no Rio. A leitura emocionada do texto arrancou lágrimas de A. e deixou muitos ali comovidos com o gesto de solidariedade e carinho.

Integrantes do Ocupa permanecem nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto e promoverão hoje o Viradão Político e Cultural do Ocupa, com intervenções artísticas, conversas, yoga, oficina, filme e música. O evento começou pela manhã e só terminará amanhã, com uma sessão de Vândalo Fitness com o artista e videomaker Rafucko, discussão com integrantes do Favela Não se Cala e ensaio do Black Bloco.  (Evento: https://www.facebook.com/events/1427654314116011/ )



Nenhum comentário:

Postar um comentário